O pão matzah é o símbolo de que uma vida simples, equilibrada, uma vida por onde fazemos sacrifícios é o caminho para a verdadeira felicidade e satisfação. Como nos ensina o talmud ha’kadosh: “todas as coisas grandiosas da vida são conquistadas por um alto preço”, assim é a história do Pessach, a liberdade dos nossos antepassados foi conquistada por um alto preço, por incontáveis sacrifícios, pela esperança, pela luta e principalmente pela bondade divina. Por isso comemos a matzah durante 7 dias, para nos lembrarmos que nossa missão é manter essa liberdade e esse equilíbrio, vigiando nossos pensamentos, sentimentos e principalmente nossas escolhas, priorizando a gratidão e a alegria sempre.

O tempo de preparo da matzah é precisamente 18 min, não podendo passar disso. O número 18 na gematria é Chai, ou seja, vida, portanto por meio da matzah obtemos vida. Isso porque a matzah nos ensina a sermos pessoas simples, vivermos sem luxo ou ostentação, mas sim depositando nossa esperança em D’us e vivendo com alegria e positivamente.

Devemos nos lembrar que o princípio do bem-estar é o sacrifício, por isso nosso coração é o mizbeach (altar), pois devemos entender que ao sacrificar bons sentimentos e bons pensamentos, estamos transferindo essa energia para todo nosso ser e toda nossa vida. Pessach é nossa maior conquista e é nosso dever que devemos manter essa conquista viva para todas as gerações.

Por: Manhig Yonah Ben Avraham