A Torah influencia como um todo a vida e o caráter de um Yehud (Judeu). Tal fato, por si só, já torna incompatível com o modo de vida de um judeu um comportamento como a prática de más ações (como Lashon Hará), e depois disto querer estudar e falar sobre a Torah Kedosha. E qual será o resultado que ela terá com isso? Na verdade, algo até mesmo pior do que o resultado da má ação em si, pois como Rav Sha’ul de bendita memória disse (Romanos 3:20): “Portanto, ninguém será declarado justo diante dele por obras da lei, pois o que a lei produz é o conhecimento do pecado.” E ter conhecimento pleno do pecado, e ainda sim insistir nele, leva a uma vida de graves transgressões.

As más ações sempre possuem alguma raiz ligada à materialidade. Por isso, o Rebe Nachman, de bendita memória escreve: “A missão do homem é elevar-se acima do materialismo.”

E o que o Rebe Nachman diz nesta frase está implícito em como é escrita a palavra “Homem” em hebraico, Adam, que é escrita com as letras alef (אָ), dalet (ד), e mem (םֹ). Alef significa aprender, sabedoria; Dalet, equivale aos 4 servos (Ira, presunção, comportamento desonesto ou roubo, e preguiça); e o Mem simboliza o Mundo Vindouro. E o que isso quer dizer? Isso quer dizer que para alcançar o Mundo Vindouro, o homem deve superar os quatro elementos. E só se chega nisto por meio do estudo da Torah.

Está escrito: A arrogância e a ira são semelhantes a idolatria. Agora vejamos qual é o melhor para nós.
Está escrito: A humildade leva ao nível da profecia. Assim, sendo, uma pessoa que exerça a humildade, faça boas ações, e estude a Torah Kedosha, cumprindo suas mitzvot, esta sim é recompensada no “futuro” por isto. Estas pessoas sim serão recompensadas, muito diferente de quem estuda a Torah com as intenções, e comportamentos errados.

E além disso, uma pessoa também deve controlar suas ações e sentimentos. Pois isto leva ao equilíbrio, e não apenas no nível individual, mas transcendendo-o, o que é o papel de um verdadeiro Tzadik, ou Tzadika. Não é bom ter aquele sentimento de bem-estar e de estar ”aliviado e leve” por praticar uma boa ação? Pois bem, é por meio das boas ações que realmente experimentamos a verdadeira felicidade.

Então, agora você já sabe o que você deve fazer neste mundo, enquanto você ainda está vivo, porque se você está vivendo, é porque o Eterno está a cada segundo apostando em você. Agradeça ao Eterno que você está vivo a cada dia, pratique boas ações, cumpra a Torah, e busque o equilíbrio, não apenas seu, mas o de todos à sua volta, para que a vinda de Mashiach seja rapidamente em nossos dias.

Sobre a palavra Adam, explicação das letras Alef, Dalet e Mem (Licutê Moharan I, 37:2-3)
Sobre a arrogância e a ira são semelhantes a idolatria (Sotá 5a;Zohar I, 27b)
Sobre a humildade que leva ao nível de profecia (Avodá Zará 20b)
Sobre a felicidade por meio de boas ações (Manhig Yonah e Sinagoga Espaço Torah)

Por Refa’el Ben Yossef Levi